quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quando surge uma amizade?
Em um mundo tão carente como nosso, parece que amizade é artigo de luxo. Redes sociais lotadas de pessoas te implorando amizade, pessoas que sequer te viram um dia e pedem para compartilhar de seus momentos de intimidade... E é isso que é amizade? Você consulta uma página, analisa fotos, compara gostos em comum e define quem serão seus novos amigos?
Na minha análise a amizade não escolhe hora e nem lugar para nascer. Acontece sem nem mesmo perceber. Os gostos, as afinidades são coisas que vão surgindo com o dia-a-dia... Ninguém escolhe de quem vai gostar baseado em fatos pré-analisados!

Quanto vale uma amizade?
Será que meus melhores amigos são os que sempre saem comigo e gastam fortunas para me ter por perto...ou meus melhores amigos são os que visitam só pra me ver e nunca trazem um presente, mas sempre trazem boas histórias pra contar?
Já foi época em que se comprava amizade com dinheiro e status. Amigos não são valores a serem medidos. Já diz o meu poema preferido "seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos".

Até onde ir por uma amizade?
Na música de Ziza Fernandes, baseada em versos bíblicos, diz que "não existe amor maior que a coragem de dizer que um dia se preciso for dou minha vida por você". E o que seria dar a vida? Se matar? Deixar de viver literalmente? No meu ponto de vista dar a vida é fazer o possível e o impossível para ver seu amigo feliz, mesmo que para isso você tenha que deixar de lado seus medos, seus orgulhos, sua pose... Fazer de tudo para ver o sorriso desse amigo. Dar a minha vida... Viver em prol da vida dos meus amigos!!!


*****************************************************************************************

Hoje eu lembrei da história do livro "O Caçador de pipas". Para quem nunca leu, ele traz a história de amor mais linda que já li em toda a minha vida e recomendo com louvor. Sem beijos ou abraços de casais apaixonados, mas a história de amor entre dois amigos. Um sabe verdadeiramente o sentido da palavra amizade, já o outro descobriu isso da maneira mais dolorosa possível, e quando pensa em retribuir o amor do amigo...já é tarde demais...
Não! Nem com isso a história se torna triste, pois a lição de moral que nos traz é tão linda que nos faz pensar um pouco mais humanos.

Será que somos realmente amigos de verdade? Até o fim? Ou apenas tiramos proveito da presença de outras pessoas?
Será que estamos dispostos a amar sem medidas, em todos os momentos, independente das circunstâncias?
Será que estamos dispostos a enfrentar qualquer situação em nome de uma amizade?
Será que que estamos abertos a amar até o fim, mesmo sem saber quando e como será esse fim?

Quando paro para analisar tais questionamentos é que eu me fortaleço e me disponho a amar meus amigos sem me importar com o que possa vir depois. Superar medos, traumas, orgulho... passar por cima de mim mesmo em nome da amizade. Porque se meu próximo chora eu não tenho motivo nenhum para sorrir. Minha felicidade só se completa ao ver o sorriso sincero em seu rosto!

E a  frase que se torna marca registrada do livro é a que eu quero carregar por toda a minha vida:

"Por você eu faria mil vezes!"


por Deyvid Guedes, em 30 de agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário