sábado, 12 de junho de 2010

Gueda - Guédez - Guedes





No dicionário etimológico do professor Mansur Farani, consta na pág 135:


"Guedes"- Sobrenome de origem portuguesa, em vez de Guédez, patronímico de Gueda.

Os Guedes vêm de Gonçalo Vasquez Guedes, fidalgo galego, que se passou a este tempo em época "de el rei D. João I"

Gueda é um substantivo masculino que vem do germânico "gada", que signifia companheiro.




O Brasão da Família Guedes: De azul com cinco flores-de-lis de ouro, postas em sautor.
Timbre: Uma flor-de-lis do escudo, ou um leopardo azul, rampante e sainte, carregado de uma flor-de-lis na testa.



obs.: nesta última foto, meu ombro!

3 comentários:

  1. MEU GUEDES!
    MEU COMPANHEIRO! *_*

    Até que enfim deu as caras por aqui, né!? Aleluia!

    Eu te amo, Guedes meu!

    ;*

    ResponderEliminar
  2. Fala noveleiro!
    Quanto tempo!
    Putz, show o brasão assim como a história do nome!
    Pensei em procurar oliveira, mas...
    deixa pra lá.
    Um nome tão elitizado e incomum assim deve ter uma história bem complicada, tipo: "Não sei que nome por no meu filho!" "Não? CHama de Oliveira"
    Enfim... poste sem moderação!
    Abraço, Dedê (Lívia que mandou te chamar assim...)

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido amigo,queria fazer contato com você,meu avó é Eloi Guedes da Silva,e el disse que descendemos de um coronel de Minas Gerais que veio ao rio grande do sul na Guerra da sisplatina,e somos descendentes dele com umas empregadas, embora reconhecido o avô do meu av
    ô não foi reconhecido socialmente o que não intereça pois faz anos e anos isso.Bom eu apenas desejava saber mais sobre a história desse sobrenome.

    ResponderEliminar