sábado, 4 de abril de 2009

A magia da Vida (II)

Viver de vez em quando me parece algo tão complicado. Responsabilidades, compromissos, tempo, decisões, trabalho, metas... E tudo isso parece vir só para atrapalhar a vida.Hoje foi dia de folga para mim, então decidi passear um pouquinho pela rua com minha sobrinha, de apenas um ano, para aproveitarmos ainda cedo o sol da manhã. E olha... é incrível como o quanto podemos aprender com as crianças sem que elas ao menos saibam o que estão fazendo.

Tudo começa quando ela vê alguém saindo pela porta, e se ela quiser mesmo ir pra rua ela vai chorar e espernear até que alguém a leve, ou em último caso, não houver mais jeito. Desistir logo de cara? Não, isso não irá acontecer, pois ela é perseverante ao extremo, e isso acontece também quando está com fome, com sede, com sono... E nós adultos? No primeiro "não" que recebemos desistimos de grandes sonhos sem ao menos lutarmos por aquilo que queremos tanto.Caminhando com ela percebi o quanto é confiante ao subir uma rampa ou escada por exemplo. E vocês acreditam que ela caía sempre? Mas insistia em subir pois sabia que eu estava ali atrás lhe dando apoio e amortecendo as quedas. Nós adultos, diante do primeiro obstáculo já deixamos o medo tomar conta de todo o nosso ser e não confiamos que vamos passar por ele. Sabemos que somos capazes, e que se for necessário, teremos amigos para nos apoiar, amortecer nossas quedas e nos reerguer, mas é mais fácil desistir e partir para outra. Dá menos trabalho e machuca menos.Mesmo depois de cair do triciclo e chorar fazendo escândalo, ela fez sinal de que queria brincar com ele de novo e dessa vez abriu um sorriso que não cabia em seu rosto. Como é difícil para nós adultos admitirmos que para grandes realizações é preciso algumas quedas. O pranto é inevitável, mas precisamos superar nossos traumas de cabeça erguida e mostrar para nós mesmos que somos os melhores e podemos sim seguir sorrindo.


Infelizmente daqui a pouco tempo ela começará a entender o que os adultos dizem, então quando alguém disser que ela não pode ir para a rua ela vai escolher um canto para chorar sozinha e não vai mais insistir. Se alguém disser pra ela não subir escadas porque ela não consegue, ela vai desistir pois acreditará no que as pessoas lhe dizem.. E se alguém disser pra não andar mais de triciclo por causa da queda, ela vai ficar triste, querendo muito, mas não irá superar este trauma.Criaremos mais um adulto covarde!!!



Pois é, temos muito o que aprender nessa vida com aqueles que ainda estão começando a viver...




por Deyvid Guedes

(em 29 de agosto de 2008)

3 comentários:

  1. gostei abeça do texto...
    cada palavra é exata e verdadeira...
    temos realmente muito o que aprender com as crianças... as vezes mais nós com elas do que elas conosco...
    abração cara...
    ass: roDRIGO de Oliveira ..rsrsrs

    ResponderEliminar
  2. Quando Jesus disse "Vinde a mim as criancinhas" com certeza Ele sabia o que estava fazendo...
    Sem sombra de dúvida o Senhor faz das crianças instrumento para que nós passamos relembrar o quanto é proveitoso viver o simples de cada situação e fazer com que o nosso coração pode permanecer firme na sua misericórdia e providência infinita.
    Bem sabemos o quanto nossas crianças tem sido vítimas nos últimos anos...
    Que Deus abençoe as crianças do mundo inteiro!!!

    Bju gr Guedes

    ResponderEliminar
  3. ainda acho que crescer é regredir...
    enfim...
    gosto desse texto! :)
    amo vc!

    ResponderEliminar