quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quem sou eu sem você?

Não sei o porquê, mas eu tenho a ligeira impressão de que eu nasci com dois meses de atraso. Meu sangue negro, que na verdade era mais vermelho que qualquer outro, já me denunciava e dizia qual seria a minha paixão. Das Trevas à Luz, a explosão do universo. Essa era a minha estréia aqui neste mundo. Além de vermelho, confesso que corria um pouco de azul e verde neste sangue por causa da influência materna, mas desde o ventre já sabia onde seria meu lugar, e de lá pra cá, este que vos escreve É só sorriso!!!
É de arrepiar! Mas foi aí que tudo começou... Daí em diante foi só viajar pelo mundo da fantasia, como um cigano, E a magia da sorte chegou. Chegou com Amor, sublime amor. Amor em caminhar pelas mais fantásticas histórias de pessoas quem antes eu sequer conhecia e passei a amar e cantar. Cantar como Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro, onde eu pude entender um pouco da arte atrás dos palcos. Conhecer um pouco da história brasileira através de Anita Garibaldi, Heroína das sete magias. E como não dar um Bravo! Bravíssimo! À Dercy Gonçalves, o retrato de um povo ? Show de popularidade e irreverência, que até bem pouco nos animava com sua simplicidade e humor. Sofrer e chorar junto com Orfeu, o negro do carnaval. E ainda conhecer a história da crioula que veio do oriente, atravessando a mongólia e toda a europa para chegar aqui, e depois de escrava se tornar Tereza de Benguela, uma rainha negra no Pantanal.  E ainda se encantar com O rei e os três espantos de Debret.
Mas nem só por vidas fui nessas minhas viagens. Vale o escrito, e como nunca tive muitas condições para me deslocar por aí em minhas férias, foi através das letras que me encantei com esta Aquarela do Brasil.. Dessa forma, como os Mercadores e Mascates, que por aqui se esbaldaram, fui eu me infiltrando por este Brasil, visões de paraísos e infernos.Fortalecendo minha fé, Pedi pra parar, e parou,acabei parando no Círio de Nazaré.Sonho realizado. A fé de um povo experimetada. Alma lavada! E por falar em alma lavada, tive que Virar o jogo e conhecer todo o sincretismo da Bahia, pura energia. E claro que esta teve um sabor bem especial! Tinha gosto do pecado, ou melhor, dos Sete pecados capitais. Quem nunca exagerou uma vez sequer que atire a primeira pedra...
Arquitetando folia lá fui eu, saindo de nossas terras e ganhando o mundo, pois sou Viramundo e nesta folia sou o Rei do mundo. Tudo isso para conhecer o México, o paraíso das cores sobre o signo do sol

".E o porque desde título?" Vocês devem estar se perguntando. Primeiro porque eu sem você, meu querido leitor, não sou nada... E porque em breve teremos a oportunidade de se deliciar com um povo que mais uma vez se une para mostrar para que veio e onde é o lugar que deve ficar. Ou melhor, de onde nunca deveria ter saído... Para isso mais uma viagem onde veremos que dependemos sim da união e força de um povo!!!
 
Que venha 2011!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
GRES Unidos do Viradouro
 
1989 - Mercadores e Mascates
1990 - Vale o escrito
1991 - Bravo! Bravíssimo! Dercy Gonçalves, o retrato de um povo
1992 - E a magia da sorte chegou
1993 - Amor Sublime Amor
1994 - Tereza de Benguela, uma rainha negra no Pantanal
1995 - O rei e os três espantos de Debret
1996 - Aquarela do Brasil no ano 2000
1997 - Trevas! Luz! A explosão do Universo
1998 - Orfeu, o negro do carnaval
1999 - Anita Garibaldi, Heroína das sete magias
2000 - Brasil Visões de Paraísos e infernos
2001 - Os sete pecados capitais
2002 - Viradouro Vira mundo, Rei do mundo
2003 - A Viradouro Canta e conta Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro
2004 - Pediu pra parar parou, com a Viradouro eu vou pro Círio de Nazaré
2005 - A Viradouro é só sorriso
2006 - Arquitetando folia
2007 - A Viradouro Vira o jogo
2008 - É de Arrepiar
2009 - Vira bahia, pura energia
2010 - México, o paraíso das cores sob o signo do sol
2011 - Quem sou eu sem você





(por Deyvid Guedes, esquentando os tamborins sem deixar o sentimento acabar!!!)

2 comentários:

  1. Ah! Foi escrito com amor, né!? Gosto de textos que, acima de todas as coisas importantes, são escritos com verdade!
    Bju

    ResponderEliminar
  2. Heyyy Sr Deyvid!

    Quanto amor hein!
    Muito bem bolado este texto!

    Já tem tempo que vc não publica nada por aqui hein!

    Seus leitores querem te ler!

    Bjs!

    ResponderEliminar